segunda-feira, 27 de abril de 2009

Fonte C3Tech de 500W

Como já quebrei a regra de escrever mensalmente, vou, de uma vez só, quebrar uma meia dúzia. Uma regra idiota que eu tinha estipulado era não escrever sobre coisas técnicas aqui, ou sempre manter uma linha geral de... de.... temas?.... sei lá! O que pensei foi o seguinte: se for sobre outro tema, escrevo em outro lugar, senão nem todo mundo vai entender. Pensamento estúpido quando se trata de um blog que só eu leio hahahaeeaueahueaa. Ainda pior, acabo por não escrever em lugar nenhum. Deixando de frescuras......

Ontem resolvi finalmente instalar a placa de vídeo escambeada com Romildo. A dita cuja é uma Radeon X1550. Nova no Mercado Livre tá custando 120 reais. Como estamos em ritmo de resolver pendências para uma mudança de habitação nos próximos dias, decidimos aproveitar pra resolver de vez o problema do barulho do gabinete. Pra vocês terem uma idéia, conseguimos ouvir o miserável chiando de um cômodo pro outro.

Juntando uma plaquinha que bebe um pouco mais de energia com um barulho irritante de ventoinha, fomos comprar uma fonte melhor na feira do paraguai. Antes de ir, pesquisamos um pouco no sítio do Clube do Hardware onde há vários testes fiáveis de fontes pra PC. Depois de ver vídeos de uma meia dúzia de fontes estourando muito antes de fornecer a potência nominal, anotei alguas marcas que me pareceram um pouco mais seguras. Também pesquisei uns preços no Mercado Livre.

Apesar de não haver um teste específico, acabamos comprando uma da marca C3Tech, de 500W. Lá no Clube tem um teste de uma C3Tech de 750W que deu show de bola. Essa, de 500W, é uma das mais vendidas do mercado, por um preço decente (R$ 140,00, mas dava pra chorar mais) e bastante bonitinha (preta com uma grade branca de pintura metálica). Li vários depoimentos de céticos por coisas baratas depreciando a fonte, mas nada sólido mostrando problemas. Como sou barateiro de plantão, comprei feliz.

Tirei a fonte original do lugar tentando decorar onde estavam os cabos. Estou bem enferrujado nessas coisas de hardware. Ao pegar a nova pra colocar no lugar, percebi um detalhe interessante. A nova é muito mais pesada. Fui à cozinha e tirei essas fotos aí embaixo:

É isso mesmo, a fonte original, que veio nesse gabinete da clone e tem um adesivo da mesma marca tem ridículos 900g. Isso contra 1.900g da C3Tech. Pode até ser peso morto, mas acho muito improvável encherem uma fonte de componentes inúteis. Além do mais, a miniaturização nos componentes pra esse tipo de peça não deve fazer essa diferença toda. Resumindo, não tenho argumentos pra dizer que a C3Tech é boa, mas aposto como essa clone é um lixo. Fiquei curioso pra poder fazer uns testes com a fonte. No mínimo, medir a corrente que ela puxa da rede e comparar com a clone na mesma configuração. Assim dá pra estimar variações de eficiência. Também pensei seria útil tentar medir o ruído de cada uma. Vai ver é possível fazer isso com algum tipo de gravador (um mp3 player?!??!). Qualquer dia, tento.

Voltando a ontem. Fonte instalada, tudo prontinho, ligo o bicho, e o barulho lá.... "tás de sacanagem?!". Olho dentro do bicho.... hhuumm.... "né pussiuvi!". Desligo, arranco o cabinho da ventoinha do processador, ligo de novo.... silêncio mortal. Tá bom, não serviu pra isso, mas temos uma fonte melhor que a clone, espero ter uma tensão mais estável e proteção prestável contra flutuações.

Falando nisso, outro teste interessante dá pra fazer com o "osciloscópio" de PC. Desses que ligam na USB e dá pra ver as leituras no monitor. Apesar das limitações nas faixas de frequência e tensão, é melhor que não ter nada. Se arrumar um desses, blogo dele aqui. Se alguém disser que é coisa barata e não vai prestar, então ótimo. Já se houver argumentos bons nesse sentido, aguardo-os.

Por último, ainda percebi que não era tão importante para o meu caso uma fonte mais robusta, o importante mesmo são as proteções que ela pode oferecer. Aqui tem uma calculadora de potência do micro. As estimativas dela pro meu micro são as seguinte: sem a placa de vídeo 130W, com a placa 161W. Mesmo considerando que é bom operar mais ou menos na metada da potência máxima da fonte pra otimizar a eficiência, estamos bem a baixo.

No próximo capítulo, a placa de vídeo.

Nenhum comentário: